๑۩۞۩๑ Bem vindos a minha doce voz de vento ๑۩۞۩๑


29/08/2009

Tapa na cara.

Hoje vi que realmente “a arte imita a vida”, ou seria o contrário? Tanto faz. Li que uma professora em Santa Catarina foi agredida pela mãe de uma aluna levando mais de vinte tapas e socos no rosto. A notícia veio para reforçar que pessoas como os pais do ZECA da novela das oito são reais, mas quem trabalha em escola já sabe disso. No outro dia, os professores fizeram greve em solidariedade à colega. Adorei. Nunca vi classe mais desunida que a de professores. Engraçado. Não deveria ser uma das mais unidas? Vi o protesto de forma positiva, já que escola e família precisam parar para refletir cada um seu papel.

Até quando os professores serão expostos ao ridículo dessa forma? Acredito que até quando ao aluno for dado o direito de tudo poder fazer. “O professor é agredido porque não sabe tratar o aluno”, dizem alguns. Queridos, o professor é agredido porque pai e mãe não cumprem seu papel que é o de educar antes mesmo do primeiro contato da criança com a escola. Não ensinaram que o mais velho deve ser respeitado, que o diálogo é a forma mais inteligente que o ser humano utiliza para resolver seus conflitos, e por último, não ensinaram que no decorrer da vida perdemos e ouvimos a palavra NÃO inúmeras vezes. Já perceberam que as crianças não sabem mais perder? Perder é bom, nos ensina que existem pessoas melhores que nós, estimula o exercício do treino, da disciplina e do auto conhecimento. É claro que perder não pode se tornar uma constante em nossa vida. Não pode levar ao comodismo. Por isso, é papel, tanto de pais quanto dos educadores, estimular e valorizar os resultados obtidos, sejam eles quais forem.

O professor também tem sua parcela de responsabilidade. Faz uso da arrogância, da discriminação e do descaso aos alunos e suas necessidades. Alguns até repetem o discurso medíocre do “não ganho pra isso”. Ganha sim, professor! E antes que eu me esqueça, foi sua escolha profissional, não foi? Portanto, não utilize a remuneração como desculpa para aulas pobres e desinteressantes, assumindo de vez o seu lugar de professorzinho de merda, pois para isso, o que você ganha está passando de bom… Já aos que se esforçam, lutem sim pela conquista de salários dignos e menos vergonhosos. É seu direito e responsabilidade dos governantes, mas parece que na atual conjuntura as palavras responsabilidade e governante não combinam.

Embora não tenha feito parte dessa geração, tenho saudade da época em que os professores eram respeitados pelo exercício do magistério, ou seja, eram respeitados porque eram professores. Não pense você que defendo uma Pedagogia arbitrária e excludente, defendo, a idéia de que respeito e autoridade não se conquistam, já que só preciso conquistar aquilo que não tenho. O conhecimento teórico que adquiro constantemente, a prática consciente de um fazer pedagógico que respeita a individualidade dos alunos, a profissão que escolhi e a qual me dedico com dignidade e amor, me garantem o direito de ser respeitada. O que precisamos conquistar na escola é a admiração dos nossos alunos, é o olhar de encantamento por uma aula bem mediada. Pensemos nisso.

Não dá mais para a família delegar à escola o papel da educação integral de seus filhos, é hora dos pais reassumirem seus lugares de responsabilidade pelos atos e frustrações, não se omitindo do direito de ensiná-los o que lhes foi passado por seus pais, que com certeza, melhor do que eles, educavam, impunham limites e amavam verdadeiramente.

E quanto a essa história de educação integral que as escolas vêm pregando atualmente? Difícil dizer o que é papel da escola ou não, mas pra mim, educar integralmente é respeitar os limites de tempo para o aprendizado de cada aluno, oferecer um espaço adequado para a criança e ter em seu corpo docente, professores que ensinem a criança a ler, escrever, interpretar, significar e contextualizar. De que adianta transformar a criança em um cidadão crítico se ela ainda nem sabe ler um livro? Gente burra não tem o direito de ser crítica. Ninguém respeitará sua criticidade. Chega de educar para a vida. A escola deve ser a vida, pois dentro dela, todos os dias acontecem situações do cotidiano. A gente vive dentro da escola e não apenas quando saímos de seus portões para fora.

Como educadora, acredito que enquanto a escola e os pais não se reconhecerem como responsáveis, juntos, pela formação integral do indivíduo, ficaremos perdidos. Cada um do seu lado ficará apontando o dedo para a falha do outro, deixando de executar uma ação simples, que é a de educar com parceria, reconhecendo fraternamente sucessos e fracassos.

Quanto a professora agredida, não sei seu nome, mas de uma forma sutil e educativa, na próxima reunião de pais, usarei essa figura, para que possamos todos refletir juntos sobre as responsabilidades de cada um. Fica pra ela meus sinceros sentimentos e um abraço fraterno.

(Sabrina M. - 17|O8|2OO9)

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= Sobra tanta falta =

TeatrO.

TeatrO.
Cada palavra dita, cada expressão retorcida, cada gesto, o menor deles, feitos em um palco, não são apenas gestos, palavras e expressões, pois cada um deles é feito por nossas vozes interiores, vozes da alma, que gritam desesperadamente para ganharem vida.Vozes que afagam e que elevam nossas mentes, levando-as para uma transição entre o real e o imaginário. Cada personagem é uma vida e uma renovação no nosso modo de pensar e agir. Essas personagens jamais serão esquecidas, sempre viverão em nossas mentes, estão em movimento contínuo, misturam-se e criam sempre mais, com um pouco de uma e um pouco de outra, novas, novas e mais novas personagens são criadas e apreciadas por aqueles que tem o prazer e o dom de entendê-las. "O público vai ao teatro por causa dos atores. O autor de teatro é bom na medida em que escreve peças que dão margem a grandes interpretações dos atores. Mas, o ator tem que se conscientizar de que é um 'cristo' da humanidade e que seu talento é muito mais uma condenação do que uma dádiva. O ator tem que saber que, para ser um ator de verdade, vai ter que fazer mil e uma renúncias, mil e um sacrifícios. É preciso que o ator tenha muita coragem, muita humildade, e sobretudo um transbordamento de amor fraterno para abdicar da própria personalidade em favor da personalidade de seus personagens, com a única finalidade de fazer a sociedade entender que o ser humano não tem instintos e sensibilidade padronizados, como os hipócritas com seus códigos de ética pretendem." Plínio Marcos"

Meu bem querer.

Meu bem querer.
Nada é melhor do que minha palheta preta no meu violão velho de cordas descoordenadas, tocando melodias sem tom, letras sem nexo e gritos de solidão. Inicio de coisa boa, misturado com um som sem igual, desafinado, mas ainda assim perfeito, lindo, uma arte abstrata, subjetiva e cheia de dúvidas. Minha linda palheta preta toca com precisão nas velhas cordas cheias de nós do meu velho violão. (Day Guedes)

"E metade de mim é platéia e a outra metade canção... por inteira sou arte"

"E metade de mim é platéia e a outra metade canção... por inteira sou arte"
Que a força do medo que tenho não me impeça de ver o que anseio, que a morte de tudo em que acredito não me tape os ouvidos e a boca, pois metade de mim é o que eu grito, mas a outra metade é silêncio. Que a música que ouço ao longe seja linda, ainda que tristeza que a mulher que eu amo seja pra sempre amada mesmo que distante, porque metade de mim é partida, mas a outra metade é saudade. Que as palavras que falo não sejam ouvidas como prece nem repetidas com fervor, apenas respeitadas como a única coisa que resta a um homem inundado de sentimento, porque metade de mim é o que ouço, mas a outra metade é o que calo. Que essa minha vontade de ir embora se transforme na calma e na paz que eu mereço, que essa tensão que me corrói por dentro seja um dia recompensada, porque metade de mim é o que penso e a outra metade um vulcão. Que o medo da solidão se afaste, que o convívio comigo mesmo se torne ao menos suportável, que o espelho reflita em meu rosto um doce sorriso que me lembro ter dado na infância, porque metade de mim é a lembrança do que fui e a outra metade não sei. Que não seja preciso mais que uma simples alegria pra me fazer aquietar o espírito, e que o teu silêncio me fale cada vez mais, porque metade de mim é abrigo, mas a outra metade é cansaço. Que a arte nos aponte uma resposta mesmo que ela não saiba, e que ninguém a tente complicar porque é preciso simplicidade pra fazê-la florescer, porque metade de mim é platéia e a outra metade é a canção. E que a minha loucura seja perdoada, porque metade de mim é amor e a outra metade também.